|HOME | ABOUT | MARIA | ANTÓNIO | PORTFOLIO | FEATURED ON | FAQ | FEED | PINTEREST | FACEBOOK | LINKS | TRANSLATE | EMAIL|

8.1.13

* Crochet tunesino *

crochet tunisiano
O crochê tunisiano é uma variedade de crochê bem diversa da comum. Para fazê-lo é necessário uma agulha especial, comprida, como a  agulha de tricô, porém com a mesma farpa de crochê. Este trabalho presta-se a muitas interpretações e variações de grande efeito, empregadas para a execução de casacos, xales, almofadas,etc. A característica deste crochê é ter cada carreira feita em duas etapas, uma de ida e uma de volta, mantendo o trabalho sempre no direito, sem virá-lo.

A carreira de ida é feita numa base de corrrentinhas, da direita para a esquerda, recolhendo os pontos com a agulha e mantendo-os na mesma para fazer depois a volta. A carreira de volta é feita da esquerda para a direita, rematando os pontos um a um.

Técnica do ponto Tunisiano Simples

crochet tunisiano

Inicia-se o trabalho na base de correntinhas, no tamanho desejado.
1ª carr.: Introduz-se a agulha no penúltimo ponto da correntinha, laçada, puxa-se o ponto. *  Introduz-se a agulha na correntinha seguinte, laçada (fig. 1), puxa-se o ponto que se deixa na agulha *. Repete-se de * a *. em toda a correntinha de base e no fim da carreira teremos todos os pontos do trabalho na agulha.

crochet tunisiano

2ª carr.: Sem  virar o tabalho, inicia-se a carreira de volta, da esquerda para a direita. Faz-se uma laçada, remata-se 1 ponto, * laçada (fig .2) e rematam-se 2 pontos (obtendo 1 ponto) *. Repete-se de * a * até terminar a carreira rematando sempre os pontos dois a dois. 

crochet tunisiano

Nas carreiras seguintes, * introduz-se a agulha da direita para a esquerda no fio vertical (fig. 3) do 2º ponto da carreira de base, laçada e puxa-se 1 ponto * . Repete-se de * a * introduzindo a agulha em cada fio vertical de base.

crochet tunisiano

Deste modo obtém-se o ponto tunisiano simples (fig. 4). 

Variando a técnica podem-se obter vários pontos dos quais damos as explicações.


Pontos Altos (fig. 5)

Inicia-se a execução do trabalho numa base de correntinhas.

1.ª carr.: * lacada, introduz-se a agulha na 2º correntinha, laçada, puxa-se o ponto, laçada, remata-se o primeiro ponto da agulha, laçada e rematam-se 2 pontos da agulha, ficando o 3.º na mesma *. Repete-se sempre a explicação * introduzindo a agulha em cada ponto de base.

2.ª carr.: Faz-se 1 correntinha e volta-se rematando 1 ponto e depois os pontos dois a dois como foi feito no ponto tunisiano simples já explicado.

3.ª carr.: Faz-se 1 correntinha e trabalha-se como na 1ª carreira, introduzindo a agulha para cada ponto no gio vertical da carreira anterior, como poderá ser observadona ilustração da figura 6.

crochet tunisiano crochet tunisiano

Ponto Aberto (fig. 7)

Trabalha-se numa base de correntinhas, 1 correntinha para virar e depois * 2 laçadas, pula-se 1 correntinha, introduz-se a agulha no ponto seguinte, laçada, puxa-se  o ponto, laçada, rematam-se 2 pontos (ficam 2 pontos na agulha) *. Repete-se de * a * até ao fim da carreira. Volta-se como no ponto tunisiano simples, considerando as laçadas como pontos normais. Nas carreiras de ida seguintes, inicia-se com 2 correntinhas, * 2 laçadas, introduz-se  a agulha na laçada e no fio vertical da  carreira anterior, laçada, puxa-se o ponto,laçada, rematam-se  pontos (ficam 2 pontos na agulha)*.

crochet tunisiano

Ponto de Meia (fig. 8)

Fazem-se as duas primeiras carreiras como as do ponto tunisiano simples.
Para as carreiras seguintes de ida, da direita para a esquerda, introduz-se a agulha verticalmente em cada ponto vertical da carreira anterior.

crochet tunisiano

Ponto Composto (fig. 9)

Fazem-se as duas primeiras carreiras como as do ponto tunisiano simples.
3.ª carr.: Faz-se 1 correntinha, * introduz-se a agulha no 3º fio vertical da carrera anterior, laçada, puxa-se 1 ponto *. Repete-se de * a * introduzindo sempre a agulha no 2.º ponto seguinte e depois no 1.º (que foi pulado).
4.ª carr.: Faz-se 1 correntinha e rematam-se os pontos dois a dois como no ponto  tunisiano simples.
5.ª carr.: Faz-se em ponto tunisiano simples.
6.ª carr.: Faz-se em ponto tunisiano simples.
7.ª carr.: Volta-se repetindo as explicações dadas na 3.ª carreira.

crochet tunisiano

O texto deste post foi transcrito integralmente  do livro " Mãos de Ouro" vol. IV, da editora Abril Cultural de 1968.
 As imagens apresentadas foram fotografadas do livro por mim.

6 comentários:

  1. Adoro o aspecto do crochet tunisino mas nunca consegui acertar, fica-me sempre enviesado como que se perdesse uma malha no inicio da volta dos "remates". Depois vi algures que havia um pequeno truque para que isso não acontecesse... Experimentei-o mas continuava a ter o mesmo problema. Como sou muito teimosa, um dia hei-de de atinar com o crochet tunisino :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha e parabéns pelo seu excelente trabalho! Cheguei aqui graças à Agulha não pica ;-)

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei há uns anos, na altura fiz 1 camisola, um vestido e um casaco. Tive o mesmo problema da Sara apenas com um dos pontos, já não me lembro qual... Será que se deres uma laçada extra antes de iniciares a carreira, não ajuda?

    Mas acho uma técnica mais apropriada para mantas e almofadas... fica um trabalho muito pesado e rijo, pelo que não cai bem em peças de vestuário. Mas estes tutoriais são bem giros e esclarecedores, obrigada Maria!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara, a minha experiência com agulhas é mesmo com o tricot :) Trabalhei-o muito quando fazia as minhas camisolas, casacos e caneleiras.

    Já com o crochet tenho uma relação muito mais limitada, sei os pontos de base e pouco mais, por isso achei estes tutoriais desta publicação muito interessantes e de fácil compreensão para quem quiser aprender a fazer :)

    ResponderEliminar